CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

ESCOLHA O SEU IDIOMA E TRADUZA O BLOG DA JOANINHA

sexta-feira, 15 de maio de 2009

TEXTO ENVIADO PARA REPORTAGEM

EMEF PARQUE DOS PINHEIROS

HORTOLÂNDIA 14/ 05/ 2009

PROFESSORA: JOANA DARQUE .....................

A 4ª série A da professora Joaninha e o projeto TIME

Os alunos da EMEF Parque dos pinheiros participam do projeto TIME (Tecnologias e Mídias interativas na escola. É um projeto de acordo entre a Unicamp e a prefeitura de Hortolândia, onde após reuniões optou-se pela EMEF Parque dos Pinheiros e Fernanda Graziela Couvre.

O Pinheiros hoje participa com 5 professores e a escola Fernanda participa com 4 professores.

No projeto os alunos aprendem a utilizar o computador como uma ferramenta a mais na sala de aula. Através do uso do computador são desenvolvidas atividades complementares e que fazem parte do currículo escola.

São Trabalhadas atividades diversificadas envolvendo tecnologias e mídias em que os alunos têm acesso, interatividade e a construção de produtos utilizando esses recursos (vídeos, fotos molduras, radio web, revista e jornal web. O trabalho desenvolvido com a classe muitas vezes se estende aos demais professores e alunos da escola que não fazem parte do projeto. As atividades desenvolvidas estão relacionadas ao subprojeto “Cidadania e Meio Ambiente”, da professora Joana.

As ações da professora em sala de aula e de multimídia vão no sentido de compartilhar e cooperar com os grupos de alunos e profissionais da educação os direitos e deveres dos cidadãos perante a sociedade. Neste sentido são lançados desafios aos alunos para construir e refletir sobre essa cidadania e como ela pode ser compartilhado bem como constituir o cidadão inserido em uma sociedade igualitária e com possibilidades para todos.

E para atingir esta proposta são utilizados dos recursos tecnológicos disponíveis na sala de multimídia: a máquina fotográfica digital, a T.V. de LCD, a impressora, a Mesa digitalizadora (como acessibilidade), os programas de computador como: Lens magnífying glass (lupa), Hagaquê, Moviemaker, o audacit,o Word 2003 e todo o pacote Office, a webcam e seus programas (Funhouse, Photoimpression, Videoimpression), o Roxio, o BR oficce, além disso, são utilizados livros didáticos, pesquisa na biblioteca escolar, mapa, globos terrestres, entrevista com os familiares e comunidade (pesquisa de campo), entre outros.

A realização de atividades com mídias voltadas para os alunos se constitui em um rico caminho para o exercício da experimentação e da criação. O trabalho desenvolvido requer ações coletivas. Produzir um vídeo, montar uma rádio e a sua programação, bem como fazer um jornal são, por exemplo, atividades que dependem de várias pessoas. Estas se vêem diante de tarefas e desafios que certamente pouco conhecem. A experiência que têm com as mídias é de simples consumidores. Nas atividades, vivem um outro papel, o de produtores de mídia. Com o auxílio do projeto TIME é possível desenvolver os conteúdos propostos para a série utilizando a tecnologia disponível e realizando uma ponte entre a escola e a vida do aluno tornando-o um cidadão crítico e consciente de seus direitos e deveres contextualizando o uso das mídias e o currículo.

Pois as crianças e os jovens que tem a oportunidade de vivenciarem uma proposta pedagógica que procura incorporar ao ambiente escolar as tecnologias do seu tempo e que são estimuladas a desvendá-las, certamente se tornarão pessoas mais exigentes e críticas. Não apenas em relação à mídia, mas principalmente em relação ao tipo de sociedade que ajudarão a construir.

Com um olhar diferenciado e ações enriquecidas estou formando futuros usuários e construtores conscientes de mídias cidadãs benéficas a si, ao próximo e ao meio ambiente em que está inserido meu aluno e futuro adulto.

O conhecimento sobre mídia contribui para a formação de cidadãos alfabetizados em mídia. Atingir este grau de conhecimento não é simples, pois requer do individuo uma percepção crítica, um olhar educado para ler os diferentes produtos que a mídia disponibiliza. Desde o conteúdo de uma peça publicitária ao de um informativo, em qualquer que seja o suporte (televisão, rádio, internet, jornal...), “estar alfabetizado em mídia é uma tarefa mais do que nunca necessária,” precisamente porque é fundamental para a construção de identidades, do senso de nós mesmos no mundo e de nossa capacidade de agir dentro dele.

Atividades desenvolvidas Na sala de mutimídia:

Produção de vídeo (tele-jornal) produzido e apresentado pelos alunos.

Trabalhos multidisciplinar envolvendo os conteúdos pedagógicos e os inseridos no subprojeto: Cidadania e Meio Ambiente.

Montagem de frações (pizza, quadrado retângulos, círculos), mapas do Brasil e estados no Paint, desenhar e pintar com as cores do livro.

Produções de textos diversificadas.

Formulação de idéias, preparação e confecção de um filme pelos alunos relatando através de fotos suas histórias de vida.

Construção de tabelas dos estados e regiões do Brasil no Paint e BR oficce.

Situações problemas a partir das tabelas e gráficos das regiões.

Construção em grupo de situações problemas sobre formas geométricas variadas.

Preencher cheques e fazer compras em folders de lojas e lojas virtuais.

Pesquisas na internet.

Estudo do tempo na história, construção da linha do tempo da vida do aluno (árvore genealógica). Da gravidez da mãe até os dias atuais.

Produção de documentários.

Jornal impresso (TÔ DENTRO DA NOTÍCIA) sobre a Feira do Verde e o meio ambiente.

Produção de vídeos variados (mãe, meio ambiente, atividades na escola, etc).

Trabalhos em rede como em um MSN, Orkut, BLOG e outros (um aluno escreve a lição, compartilha e outro aluno resolve).

Produção de histórias em quadrinhos sobre temas variados.

Produção de uma rádio web com os alunos e sua manutenção.

Ângulos, retas, perímetro e área a partir de desenhos e formas geométricas dispostos na internet e desenhadas pelos alunos em programas de computador.

Leitura de livros paradidáticos pela internet.

Trabalhar os conteúdos didáticos proposto para a série de maneira midiática envolvendo as ferramentas tecnológicas disponíveis na sala de multimídia.

Exemplos:

*Manusear o globo terrestre disponível na unidade escolar e na internet identificando os oceanos, os continentes, mares, rios, lagos, e distâncias entre os países, legendas, linhas imaginárias (paralelos e meridianos), a linha do Equador e o Meridiano de Greenwich.

Com auxilio do Google eart.

*Identificar no mapa- múndi a América do Sul e nesta o Brasil, os países vizinhos e suas relações econômicas e sociaL.

*Construir a árvore genealógica da família (pais, avós, bisavós) identificando a nacionalidade (pais) e a naturalidade (cidade) de cada um.

Como diz o autor Moacir Gadotti no livro Boniteza de um Sonho (ensina-me a aprender com sentido). “A beleza existe em todo lugar. Depende do nosso olhar da nossa sensibilidade; depende da nossa consciência, do nosso trabalho e do nosso cuidado. A beleza existe porque o ser humano é capaz de sonhar.”

Professora JOANINHA

BLOGS DA PROFESSORA

http://prefessorajoaninha.blogspot.com

http://4seriea-joaninha.blogspot.com

0 comentários: