sábado, 23 de outubro de 2010
Entrevistas para TV, auxilio a mãe e professores de Multimídia
Postado por Unknown 0 comentários
Marcadores: alunos monitores, Familia na escola, Professores de multimídia, TECNOLOGIA CIDADÃ, TECNOLOGIA E SALA DE AULA
Texto memória de aluno
Texto memória produzido pela aluna Adrieli sobre a semana do dia das mães
E.M.E.F. Parque dos Pinheiros.
Hortolândia,
Professora: JOANINHA
Nome: Adriele ..............................
Deus é Fiel.
Memória do dia das Mãe.
No mês de Abril os alunos pesquisaram sobre histórias em quadrinhos.
A professora Joana teve uma ideia de fazer umas histórias em quadrinhos paras mães e eu fiz na pasta SME.
Depois nós pesquisamos na internet: (Hagáquê) , o dia das mães e eu tive uma ideia de fazer uma poesia.
A professora Joana entrou na pasta aluno e mostrou uns desenhos: tinha onça, cachorros,gatos, um monte de desenhos de mãe e filhos que brilhavam .
Como nós estávamos atrasados a professora pediu para diretora se nós
poderíamos ficar algumas horas a mais na sala, ela não deixou.
Mas quando eu estava fazendo as histórias em quadrinhos e eu estava atrasada e ainda faltava fazer o filme.
A professora Joana pediu para a mulher que eu não sei o nome lá na biblioteca para deixar secar os guardanapos e a mulher da biblioteca parecia que ela não queria deixar:
Fizemos um filme para mãe no MOVIE MAKER minha mãe amou.
A caixa de leite fomos nós que fizemos para por o guardanapo; a caixa rosa foi o César marido da professora para colocar o CD; o laço foi a Ingrid filha da professora.
Eu fiz dois presentes; um para mãe e o outro para a Jacyra (secretária de educação).
Postado por Unknown 0 comentários
Marcadores: ALUNOS, AMIZADE, TECNOLOGIA CIDADÃ, TECNOLOGIA E SALA DE AULA, TEXTO
Expressões Numéricas de MANEIRA DIFERENTE
Como eu trabalho Expressões Numéricas com meus alunos da 4ª série.
Quando se trabalha expressões numéricas os alunos têm dificuldades em guardar os sinais bem como qual número e ou símbolo resolver primeiro.
Eu inicio sempre usando dados do dia-dia, como por exemplo, para explicar a ordem em que a expressão deve ser resolvida e depois faço analogia dos sinais de pontuação com algo bastante familiar como a relação estabelecida entre os irmãos em uma família.
Assim por exemplo: 3+7-8+5-3 = Vamos pensar que os sinais de mais e menos são irmãos então eu resolvo qual parece primeiro da esquerda para a direita quem chegar primeiro. Pois em uma expressão numérica é sempre da esquerda para a direita, como se fosse um caderno em que escrevo da esquerda para a direita (3+7-8+5-3; resolvo primeiro 3+7,o resultado eu faço -8 ou seja 10-8que é igual a 2 ai faço;2+5 o resultado-3 tendo como resultado final o numero 4)
Com isso eu inicio com 3+7-8+5-3 e sigo resolvendo sempre nesta ordem. Aproveito para representar a situação sob a forma de um teatro colocando 5 alunos para representar o teatro.
Exemplo:
3+7-8+5-3
10-8+5-3
2+5-3
7-3
4
Dando prosseguimento no outro dia eu explico: - Estes irmãos têm mãe e pai que são a multiplicação e a divisão e que por serem adultos tem responsabilidades mais importantes e devem ser respondidos então primeiro na ordem em que aparecem da esquerda para a direita.
Exemplo:
15+5 x 7= 15+35=50
35
No 3º dia explico que quando têm as chaves os parênteses, e os colchetes podemos comparar com visitas de familiares que chegam a nossa casa (vô, vó, tio, tia, primo). Então primeiro eu recebo a visita representada pelos parentes () com um abraço, depois são os colchetes [] que são os portões.
Primeiro eu recebo a visita, depois que a visita vai embora eu fecho os portões.
Quando aparecem as chaves {} que são a tranca do portão. Eu primeiro recebo a visita () resolvo tudo que esta dentro do parêntese, depois eu fecho o portão [] e depois tranco o portão com as chaves {}.
Exemplo:
25- {4× [ 3+( 8-2 ) ×5 ] +9 } × 3=
Primeiro os parentes ( )
525- {4 × [3+ 6 ×5]+9}×3=
Primeiro a multiplicação
525- {4 × [3+ 30] +9}×3=
Falta terminar os colchetes [ ]
525- {4 × 33+9}×3=
Agora as chaves { }
525-{132+9}×3=
525-141× 3=
525-423
102
(1) Meu irmão me deu 90 figurinhas e eu tinha 45. Na escola perdi 60 e ganhei 98. Quantas figurinhas eu tenho?
90+45-60+98=
135-60+98=
75+98=
173
R: Eu tenho 173 figurinhas.
(2) Ontem teve uma festa na minha casa. Meu tio trouxe 100 folhas de alface e 250 folhas de rúculas. Minha vizinha trouxe 280 pedaços de bolo mais escorregou no portão e caíram 130.
Durante o churrasco meu pai serviu mais 8 dezenas de refrigerantes, meu irmão comeu e bebeu muito.Qual o total de coisas na festa?
100+250+280-130+80
Tenho ainda outra forma de explicar:
Quando vou ao supermercado com meu pai e minha mãe ou os dois. Eles(as) sempre compram primeiro o que mais precisa. (arroz, feijão...) depois a mistura [carne, frango, peixe] e por ultimo os {chocolates, e salgadinhos}.
Com isso os alunos sempre irão lembrar que o mais importante fica dentro de parêntese, depois os colchetes e as chaves.
Eles inventam situações problemas envolvendo expressões numéricas.
Postado por Unknown 2 comentários
Marcadores: ALUNOS, expressões numéricas, TECNOLOGIA E SALA DE AULA
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA DIA DAS MÃES
Postado por Unknown 0 comentários
Marcadores: CRIANÇAS, TECNOLOGIA CIDADÃ
PESC Programa de Ensino Sistematizado das Ciências
O Programa de Ensino Sistematizado das Ciências – PESC constitui-se em um pro-
grama de ensino das ciências que contempla livro do professor, livro do aluno, laboratório
com materiais e equipamentos elaborados para dinamizar e facilitar a aprendizagem do
aluno, despertando-lhe interesse em conhecer mais o universo das ciências.
Dispõe de um modelo que visa atender às necessidades específicas do 1º ao 5º ano
do Ensino Fundamental, voltado às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais
– PCN.
PESC - Programa de Ensino Sistematizao das Ciências
Endereço: Av: Iguaçu, 4098
Seminário
CEP: 80240 031 - Curitiba – PR
Telefone: (041) 3042-6147 / 0800 606 7878
e-mail: pesc@pescciencias.com.br
FONTE:http://labtec.cinted.ufrgs.br/index.php?option=com_content&view=article&id=38:programa-de-ensino-sistematizado-das-ciencias--pesc&catid=12:ea&Itemid=26
Postado por Unknown 0 comentários
Marcadores: PESC, TECNOLOGIA CIDADÃ, TECNOLOGIA E SALA DE AULA
SORTEIO MINUANO PARTICIPEM
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhx99A1tvp9YT1V7NuE45GSsnVhKuMemXStA_Oj94iHc34CBJrl6FuyjWsYzcDY9LNGtcN-wua7z9iVWg6Foj2sOSYI7CvOxuZSK7N1pWw5WMDFn2ZRFCRZTZ19oR1Rs516zvuH5Bjr69q3/s320/Promo%C3%A7%C3%A3o+BLOG+10cm.jpg
http://edminuano.blogspot.com/2010/10/sorteio-de-inauguracao-kit-lancamentos.html
Postado por Unknown 0 comentários
Marcadores: AMIZADE, UTILIDADE PUBLICA
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Prêmio Instituto Claro - Novas formas de Aprender e Empreender
Prêmio Instituto Claro - Novas formas de Aprender e Empreender
Se você é um empreendedor social que usa as tecnologias de informação e comunicação para inovar na educação e no desenvolvimento comunitário, participe. Serão R$ 150 mil em prêmios, distribuídos: http://www.institutoclaro.org.br/premio
Postado por Unknown 0 comentários
Marcadores: E, ESCOLA, TECNOLOGIA E SALA DE AULA
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
CURSO
Postado por Unknown 0 comentários
Marcadores: E, ESCOLA, TECNOLOGIA CIDADÃ, TECNOLOGIA E SALA DE AULA
sábado, 16 de outubro de 2010
CURIOSIDADE SOBRE O DIA DO PROFESSOR
Curiosidade:
Você sabia que o dia dos professores não é comemorado nessa mesma data em outros países?
16 de Janeiro>>>>> Tailândia
05 de Setembro>>> Índia
10 de Setembro>>> China
15 de Maio>>>>>>> México
28 de Setembro >>> Taiwan
11 de Setembro >>> Argentina
16 de Outubro>>>> Chile
22 de setembro>>>> Uruguai
30 de Abril>>>>>>> Paraguai
Postado por Unknown 0 comentários
Marcadores: ESCOLA, TECNOLOGIA E SALA DE AULA, TEXTO
O SIGNIFICADO DO DIA DO PROFESSOR
O dia 15 de outubro foi consagrado em 1827 à Santa Teresa de Ávila, educadora no ano de 1562, hoje conhecida como a padroeira dos professores, devotos por sua vocação pelo ensino e pela maneira única de compartilhar conhecimento com o próximo. A data de hoje ficou marcada na história de nosso país por meio de um decreto gerado ao Ensino Elementar pelo Imperador do Brasil, Pedro I, que previa que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
Este determino imperial, também tinha como objetivo instituir outras mudanças, como: a descentralização do ensino, o salário aos educadores, a definição de matérias básicas que todos os estudantes deveriam aprender e até mesmo de que maneira os professores deveriam ser contratados. O 1º artigo previa que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar para os meninos a escrita, a leitura, as quatro operações básicas da matemática, e noções gerais de geometria. Porém, não houve uma base sólida para a continuação e implantação de tal lei, e essa não pode ser cumprida.
Somente após 120 anos do decreto (1947), ocorreu uma comemoração de um dia efetivo dedicado ao professor, e hoje, gostaríamos de agradecer e de dar os nossos parabéns, a vocês educadores, que durante anos vem dedicando seu tempo ao repasse de conhecimento.
Postado por Unknown 0 comentários
Marcadores: CRIANÇAS, ESCOLA, TECNOLOGIA CIDADÃ, TEXTO
REALIDADES DE VÁRIOS PROFESSORES
"o outro lado de ser professor no Brasil"
“Hoje o professor não dá mais
informação, os alunos chegam com elas!
Cabe ao professor ajudar a selecioná-las
e transformá-las em conhecimento
cientifico, usando suas teorias na prática.
Ele deve ‘aprender a aprender’ com os
alunos e com toda a comunidade, que
precisam participar da escola”
Postado por Unknown 0 comentários
Marcadores: ESCOLA, TECNOLOGIA CIDADÃ
EU NA CAPA DA REVISTA NOVA ESCOLA!
Postado por Unknown 1 comentários
Marcadores: ESCOLA, TECNOLOGIA CIDADÃ, TECNOLOGIA E SALA DE AULA
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Mineradores chilenos viram tema de game.
Mineradores chilenos viram tema de game.
Empresa chilena cria um jogo inspirado no resgate dos 33 chilenos que ficaram presos em uma mina durante 70 dias
Sexta-feira, 15 de outubro de 2010 às 14h18
Uma agência de design interativo chilena resolveu criar um jogo inspirado no resgate dos 33 operários que passaram mais de dois mesos presos na mina de San José, no norte do Chile.
Felipe León, programador da agência Root 33, diz ter tido a ideia do game enquanto assistia ao resgate. "Começou com uma ideia simples e terminou como um desafio e um evento midiático", disse León.
O jogo é um aplicativo para web no qual o jogador deve fazer girar uma polia que faz descer a cápsula Fênix 2 para içar à superfície todos os mineradores. Tudo bastante parecido com o resgate real. "Enquanto ia desenvolvendo o jogo, eu tive ideias para deixá-lo mais sofisticado. Por exemplo, se você demora muito para resgatar o minerador, os familiares assoviam", explicou o programador.
Mas, o criador do jogo decidiu que não iria complicar demais o game, pois seria explorar algo que já teve seu momento. Ele ainda garante que não há nenhuma ligação entre o nome da agência, que leva o número 33 no título, com a história dos operários. "Nosso nome é esse há um ano e meio e o conceito não tem nada a ver com os mineradores, foi apenas uma coincidência", explicou.
O número 33 faz referência à latitude na qual se encontra Santiago do Chile, uma forma da agência expressar que é chilena.
O game pode ser jogado aqui! http://www.root33.cl/los33/
fonte:http://olhardigital.uol.com.br/jovem/games/mineradores-chilenos-viram-tema-de-game.-jogue-agora/14342
Postado por Unknown 0 comentários
Marcadores: ESCOLA, Games, TECNOLOGIA CIDADÃ, TECNOLOGIA E SALA DE AULA
ALUNOS ADULTOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHO FEITAS NO PROGRAMA HAGUAQUE
Postado por Unknown 0 comentários
Marcadores: CRIANÇAS, ESCOLA, TECNOLOGIA E SALA DE AULA
PRESENTE DE ALUNO RECEBIDO E AMADO
Ao longo de tua caminhada
Tu guiaste nosso caminho...
Mostraste-nos a cada momento compreensão,
luta, paciência, inteligência e dedicação.
E diante disso carregamos juntos na bagagem da vida o ensinamento eterno
Nesse dia especial desejamos: sucesso e que a tua estrela continue sempre brilhando
Postado por Unknown 0 comentários