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sábado, 23 de outubro de 2010

Expressões Numéricas de MANEIRA DIFERENTE

Como eu trabalho Expressões Numéricas com meus alunos da 4ª série.

Quando se trabalha expressões numéricas os alunos têm dificuldades em guardar os sinais bem como qual número e ou símbolo resolver primeiro.
Eu inicio sempre usando dados do dia-dia, como por exemplo, para explicar a ordem em que a expressão deve ser resolvida e depois faço analogia dos sinais de pontuação com algo bastante familiar como a relação estabelecida entre os irmãos em uma família.
Assim por exemplo: 3+7-8+5-3 = Vamos pensar que os sinais de mais e menos são irmãos então eu resolvo qual parece primeiro da esquerda para a direita quem chegar primeiro. Pois em uma expressão numérica é sempre da esquerda para a direita, como se fosse um caderno em que escrevo da esquerda para a direita (3+7-8+5-3; resolvo primeiro 3+7,o resultado eu faço -8 ou seja 10-8que é igual a 2 ai faço;2+5 o resultado-3 tendo como resultado final o numero 4)
Com isso eu inicio com 3+7-8+5-3 e sigo resolvendo sempre nesta ordem. Aproveito para representar a situação sob a forma de um teatro colocando 5 alunos para representar o teatro.
Exemplo:
3+7-8+5-3
10-8+5-3
2+5-3
7-3
4

Dando prosseguimento no outro dia eu explico: - Estes irmãos têm mãe e pai que são a multiplicação e a divisão e que por serem adultos tem responsabilidades mais importantes e devem ser respondidos então primeiro na ordem em que aparecem da esquerda para a direita.
Exemplo:

15+5 x 7= 15+35=50
35

No 3º dia explico que quando têm as chaves os parênteses, e os colchetes podemos comparar com visitas de familiares que chegam a nossa casa (vô, vó, tio, tia, primo). Então primeiro eu recebo a visita representada pelos parentes () com um abraço, depois são os colchetes [] que são os portões.
Primeiro eu recebo a visita, depois que a visita vai embora eu fecho os portões.
Quando aparecem as chaves {} que são a tranca do portão. Eu primeiro recebo a visita () resolvo tudo que esta dentro do parêntese, depois eu fecho o portão [] e depois tranco o portão com as chaves {}.

Exemplo:
25- {4× [ 3+( 8-2 ) ×5 ] +9 } × 3=
Primeiro os parentes ( )

525- {4 × [3+ 6 ×5]+9}×3=
Primeiro a multiplicação

525- {4 × [3+ 30] +9}×3=
Falta terminar os colchetes [ ]

525- {4 × 33+9}×3=
Agora as chaves { }

525-{132+9}×3=
525-141× 3=
525-423
102


(1) Meu irmão me deu 90 figurinhas e eu tinha 45. Na escola perdi 60 e ganhei 98. Quantas figurinhas eu tenho?

90+45-60+98=
135-60+98=
75+98=
173
R: Eu tenho 173 figurinhas.

(2) Ontem teve uma festa na minha casa. Meu tio trouxe 100 folhas de alface e 250 folhas de rúculas. Minha vizinha trouxe 280 pedaços de bolo mais escorregou no portão e caíram 130.
Durante o churrasco meu pai serviu mais 8 dezenas de refrigerantes, meu irmão comeu e bebeu muito.Qual o total de coisas na festa?
100+250+280-130+80

Tenho ainda outra forma de explicar:

Quando vou ao supermercado com meu pai e minha mãe ou os dois. Eles(as) sempre compram primeiro o que mais precisa. (arroz, feijão...) depois a mistura [carne, frango, peixe] e por ultimo os {chocolates, e salgadinhos}.
Com isso os alunos sempre irão lembrar que o mais importante fica dentro de parêntese, depois os colchetes e as chaves.
Eles inventam situações problemas envolvendo expressões numéricas.

2 comentários:

Nelza Jaqueline disse...

Muito legal professora Joaninha! Vou introduzir o conteúdo de expressões para meus alunos, baseando-me na sua postagem.

Obrigada por socializar,
beijos,
Jaque

Valéria Gerbelli disse...

Fiz uma musiquinha :
Mamãe faz muitas coisas diversas vezes, divide atenção comigo e meu irmão. Ela faz coisas demais e nunca tira de nós seu amor.