Como eu trabalho Expressões Numéricas com meus alunos da 4ª série.
Quando se trabalha expressões numéricas os alunos têm dificuldades em guardar os sinais bem como qual número e ou símbolo resolver primeiro.
Eu inicio sempre usando dados do dia-dia, como por exemplo, para explicar a ordem em que a expressão deve ser resolvida e depois faço analogia dos sinais de pontuação com algo bastante familiar como a relação estabelecida entre os irmãos em uma família.
Assim por exemplo: 3+7-8+5-3 = Vamos pensar que os sinais de mais e menos são irmãos então eu resolvo qual parece primeiro da esquerda para a direita quem chegar primeiro. Pois em uma expressão numérica é sempre da esquerda para a direita, como se fosse um caderno em que escrevo da esquerda para a direita (3+7-8+5-3; resolvo primeiro 3+7,o resultado eu faço -8 ou seja 10-8que é igual a 2 ai faço;2+5 o resultado-3 tendo como resultado final o numero 4)
Com isso eu inicio com 3+7-8+5-3 e sigo resolvendo sempre nesta ordem. Aproveito para representar a situação sob a forma de um teatro colocando 5 alunos para representar o teatro.
Exemplo:
3+7-8+5-3
10-8+5-3
2+5-3
7-3
4
Dando prosseguimento no outro dia eu explico: - Estes irmãos têm mãe e pai que são a multiplicação e a divisão e que por serem adultos tem responsabilidades mais importantes e devem ser respondidos então primeiro na ordem em que aparecem da esquerda para a direita.
Exemplo:
15+5 x 7= 15+35=50
35
No 3º dia explico que quando têm as chaves os parênteses, e os colchetes podemos comparar com visitas de familiares que chegam a nossa casa (vô, vó, tio, tia, primo). Então primeiro eu recebo a visita representada pelos parentes () com um abraço, depois são os colchetes [] que são os portões.
Primeiro eu recebo a visita, depois que a visita vai embora eu fecho os portões.
Quando aparecem as chaves {} que são a tranca do portão. Eu primeiro recebo a visita () resolvo tudo que esta dentro do parêntese, depois eu fecho o portão [] e depois tranco o portão com as chaves {}.
Exemplo:
25- {4× [ 3+( 8-2 ) ×5 ] +9 } × 3=
Primeiro os parentes ( )
525- {4 × [3+ 6 ×5]+9}×3=
Primeiro a multiplicação
525- {4 × [3+ 30] +9}×3=
Falta terminar os colchetes [ ]
525- {4 × 33+9}×3=
Agora as chaves { }
525-{132+9}×3=
525-141× 3=
525-423
102
(1) Meu irmão me deu 90 figurinhas e eu tinha 45. Na escola perdi 60 e ganhei 98. Quantas figurinhas eu tenho?
90+45-60+98=
135-60+98=
75+98=
173
R: Eu tenho 173 figurinhas.
(2) Ontem teve uma festa na minha casa. Meu tio trouxe 100 folhas de alface e 250 folhas de rúculas. Minha vizinha trouxe 280 pedaços de bolo mais escorregou no portão e caíram 130.
Durante o churrasco meu pai serviu mais 8 dezenas de refrigerantes, meu irmão comeu e bebeu muito.Qual o total de coisas na festa?
100+250+280-130+80
Tenho ainda outra forma de explicar:
Quando vou ao supermercado com meu pai e minha mãe ou os dois. Eles(as) sempre compram primeiro o que mais precisa. (arroz, feijão...) depois a mistura [carne, frango, peixe] e por ultimo os {chocolates, e salgadinhos}.
Com isso os alunos sempre irão lembrar que o mais importante fica dentro de parêntese, depois os colchetes e as chaves.
Eles inventam situações problemas envolvendo expressões numéricas.
sábado, 23 de outubro de 2010
Expressões Numéricas de MANEIRA DIFERENTE
Marcadores: ALUNOS, expressões numéricas, TECNOLOGIA E SALA DE AULA
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2 comentários:
Muito legal professora Joaninha! Vou introduzir o conteúdo de expressões para meus alunos, baseando-me na sua postagem.
Obrigada por socializar,
beijos,
Jaque
Fiz uma musiquinha :
Mamãe faz muitas coisas diversas vezes, divide atenção comigo e meu irmão. Ela faz coisas demais e nunca tira de nós seu amor.
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