CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

ESCOLHA O SEU IDIOMA E TRADUZA O BLOG DA JOANINHA

sexta-feira, 10 de abril de 2009

1º Festival Internacional de Literatura de Campinas (Filc)

Resgatar o hábito da leitura entre pessoas de todas as idades. Com este objetivo está sendo criado o 1º Festival Internacional de Leitura de Campinas (Filc), que acontece de 18 a 26 de abril na Estação Guanabara com grandes nomes do mundo literário nacional e internacional e entrada gratuita para o público campineiro e da região.
Polo tecnológico e de pesquisa, com a criação do Filc, Campinas agora tem como desafio também se destacar na área da literatura, e pretende fazer isso com muita competência, prazer e envolvimento da população, por meio da parceria entre Prefeitura e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que realizarão o evento.
"Montado nos moldes da Festa Literária Internacional de Parati (Flip), o Festival Internacional de Leitura de Campinas não é um evento somente para a venda de livros. Ele terá mesas literárias e encontro com autores de diversas áreas".
O Filc tem um endereço na Internet: www.filc.com.br, e um blog foi disponibilizado a partir de fevereiro, no site para quem quiser acompanhar as novidades do Festival.

DICAS DE INGLÊS

Dicas retiradas do site English experts.

1. Alugue bons vídeos e DVDs e assista a cada um duas vezes, tentando entender bem a história. Depois, assista uma terceira vez sem ler a legenda.
2. Assine TV a cabo e assista programação na língua estudada o maior tempo possível.
3.Memorize a letra das suas músicas favoritas e passe o dia cantando.
4. Treine o seu aparelho fonador. Programe-se para ler em voz alta, articulando bem as palavras por dez minutos diários.
5. Compre um dicionário bilíngüe e estude a sessão de fonética (sons).
6. Ao ler em outro idioma (e também escutar) ignore todas as palavras desconhecidas e concentre-se naquelas conhecidas.
7. Só recorra ao dicionário se a mesma palavra desconhecida ocorrer três ou mais vezes.
8. Comece hoje mesmo um diário na língua que você deseja aprender. Se não souber uma palavra, invente. O que vale é estruturar o pensamento na língua estudada.
9. Escolha um assunto, cadastre-se no Fórum e entre em uma ou mais listas de discussão.
10. Copie textos no idioma estudado periodicamente. Isso ajuda a memorizar as estruturas gramaticais e o vocabulário do novo idioma.
11. Use a Internet para ler revistas e jornais em outras línguas, mesmo que a princípio não entenda nada. Grande parte da compreensão vem com a familiaridade com o texto.
12. Torne o novo idioma a ser aprendido parte da sua vida. Escute, fale, leia e escreva o máximo que puder todos os dias.
13. Esforce-se para pensar sempre em outra língua.
14. Aprenda a gostar do novo idioma. Sem isso você nunca será completamente bem-sucedido no seu propósito de ser fluente.