CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

ESCOLHA O SEU IDIOMA E TRADUZA O BLOG DA JOANINHA

domingo, 16 de agosto de 2009

ATIVIDADES SOBRE GRIPE SUINA PARA TRABALHAR COM ALUNOS

Gente! Precisamos tomar muito cuidado!
Realizar todas as precauções de hábitos de higiene,
Inclusive ficar atento aos noticiários,
Pensando, refletindo e seguindo todos conselhos dados,
Evitando, assim, contrairmos a gripe comum ou a suína.

Se você sentir algum sintoma,
Uma forma de se tranqüilizar é
Ir até o Posto de Saúde, pois
Nada melhor que um médico para fazer a avaliação.
Assim ajudaremos a todos!

Atividade para trabalhar na alfabetização, com formação de palavras referentes à gripe suína num alfabeto codificado

ATIVIDADES DICAS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE GRIPE SUINA PARA TRABALHAR COM ALUNOS




Respostas da cruzadinha:

1- CONTÁGIO
2- PORCO
3- RESPIRATÓRIA
4- ESPIRROS
5- MEDICAMENTOS
6- OBJETOS
7- COMUM
8- INFLUENZA
9- CONTAMINAÇÃO
10- ISOLAMENTO


GRIPE SUÍNA - HISTÓRIA INFANTIL


Era bem cedo! O sol ainda estava escondido atrás do morro e fazia muito frio. Coisas do nosso rigoroso inverno!
Papai e mamãe estavam na cozinha, enquanto o fogão a lenha aquecia o café e a casa. Minha irmã e eu comemos e tomamos alguma coisa quente.
Depois de escovarmos os dentes saímos bem agasalhados em direção à parada para esperar o ônibus rumo à Escola. Embarcamos.
Chegando lá ficamos um tempinho no pátio, onde já estavam quase todos e se queixando do frio. Mas logo tocou a campainha e cada um foi para a sua sala.
Começava o último dia letivo do primeiro semestre e nossa professora aproveitou a ocasião para falar sobre esta nova gripe, chamada de suína ou simplesmente gripe do porco.
Além de explicar tudinho ela escreveu várias recomendações no quadro e nós anotávamos no caderno, a fim de mostrar aos familiares e não esquecer.
Entre os importantes conselhos da nossa professora, estavam os de lavar muito bem as mãos, manter bem limpa nossa casa e tudo que há nela, nossas roupas e os demais utensílios, evitar aglomerações de pessoas, principalmente em recintos fechados, onde crescem os riscos. Perguntamos se a sala de aula não era um local desses e ela concordou.
Ela também falou para ficarmos atentos caso sentíssemos alguma alteração em nós mesmos, como espirros, dores no corpo, febre alta e repentina, tremores, cansaço, ardência nos olhos ou outros sintomas.
Caso notássemos algo, deveríamos procurar o Posto de Saúde mais próximo para uma avaliação do médico. A professora disse para ninguém comprar ou tomar remédio sem receita, porque é perigoso!
A aula estava super legal e prestamos tanta atenção que nem notamos o relógio avançar as horas. Até levamos um susto quando a campainha anunciou o recreio.
Voltamos para o pátio e ao invés de ficarmos entretidos com o joguinho de bola preferimos trocar idéias e opiniões com os colegas sobre esta gripe. Enquanto isso, do outro lado da cerca passou um homem espirrando muito. Ele usava uma máscara de proteção no rosto, daquelas branquinhas vistas na TV. “Deve estar vindo do atendimento médico e indo pra casa repousar”, imaginamos. Isto deve ser feito por todas as pessoas com suspeita de gripe, seja a do porco ou a comum...
Terminou o recreio, voltamos à sala onde ficamos até o final da aula.Agora estamos em férias e elas deverão prosseguir devido à perigosa gripe. Só não sabemos até quando... Saúde a todos!
Autor: Luciano Schüler-história que relata a trajetória de um dia da vida escolar em tempos de gripe suína.



No site: http://www.novagripe.pr.gov.br/ tem dicas e sugestões ótimas visitem, pois existem Mitos e verdades
Muitas mensagens a respeito da nova gripe têm circulado pela internet e a maioria delas contêm inverdades, o que não contribui em nada no combate à doença e provocam pânico e insegurança entre a população. Por isso, é importante que os cidadãos busquem informações sobre a Influenza A (H1N1) em órgãos governamentais e universidades.


Material de apoio aos docentes elaborado pela Pasta estará disponível na internet a partir de segunda-feira (17/8)

A partir de segunda-feira (17/8), dia de volta às aulas em toda a rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação disponibiliza na página do programa São Paulo Faz Escola na internet ( www.saopaulofazescola.sp.gov.br ), um material preparado pela Pasta para orientar cerca de 165 mil professores a trabalhar em classe as medidas de prevenção à Influenza A H1N1, gripe suína.

As atividades pedagógicas são destinadas aos docentes de 5ª a 8 série e Ensino Médio e deverão ser utilizadas em sala de aula para estimular os alunos a manter os hábitos de higiene que ajudam a evitar a contaminação pelo vírus da gripe suína. O material de apoio ainda propõe atividades para incentivar que os estudantes repassem aos pais e à comunidade as orientações. Além dos exercícios preparados para os professores, cerca de 900 mil cartilhas e 5 milhões de folders serão distribuídos para os alunos no primeiro dia de aula. O material informativo, elaborado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, traz orientações sobre as formas de contágio da doença, sintomas e medidas de prevenção que podem ser adotadas.

Outras iniciativas

A Secretaria de Estado da Educação está colocando em prática uma série de iniciativas para combater a gripe suína, na volta às aulas. Durante o recesso escolar, a Pasta realizou uma videoconferência para orientar os 210 mil professores da rede sobre o vírus Influenza A H1N1. A capacitação foi transmitida para todo o Estado pela página da Rede do Saber na internet (http://www.rededosaber.sp.gov.br ). O vídeo ainda está disponível no site e poderá ser acessado a qualquer momento por professores que queiram tirar dúvidas a respeito do tema.

A Secretaria também enviou 36 mil cartazes para todas as 5.500 escolas estaduais com dicas sobre como evitar a contaminação. Os informativos foram desenvolvidos pelo Centro de Vigilância Epidemiológica com orientações importantes de prevenção. Além de textos, ilustrações estimulam as pessoas a lavar as mãos com freqüência, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, evitar aglomerações ou locais pouco arejados e manter uma boa alimentação.

ATIVIDADES SOBRE GRIPE SUINA PARA TRABALHAR COM ALUNOS

Observe a imagem, analise toda a cena e produza um texto.
Leia as sílabas atrapalhadas e escreva a palavra encontrada.
Observe as imagens e escreva frases sobre os cuidados preventivos contra o vírus da gripe:
Procure as palavras relacionadas com a gripe A H1N1 neste caça-palavras
Organize as palavras referentes à gripe suína, causada pelo vírus A H1N1, no acróstico abaixo:
Vida, medicamentos, tosse, espirro, saúde pública, pandemia, epidemia, sintomas, febre, isolamento, prevenção, humanos, contágio, nariz, doença.

Intensificando a leitura e a escrita, com base no tema “A gripe INFLUENZA A H1N1”, conhecida como gripe suína.

Leia e desenhe os hábitos que devemos ter para proteção da gripe suína ou comum.


No Blog http://alemdocaderno.blogspot.com/ encontrei estas atividades sobre gripe suina mas lá tem tantas outras interessantes visitem!




ATIVIDADES SOBRE GRIPE SUINA PARA TRABALHAR COM ALUNOS





Andando pela net encontrei estas atividades no Blog http://profgege.blogspot.com/ lá tem outras coisas legais visitem.