Lea Fagundes Pedagoga, psicóloga e doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da UFRGS. Pioneira na aplicação das tecnologias aos processos educacionais no Brasil, acompanha as transformações da educação brasileira há mais de 60 anos. Você, educador, está pronto para a cultura digital? Léa Fagundes levanta a questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação a integração das tecnologias ao currículo. Em outras palavras, remetendo-nos à educação, isso significa uma grande possibilidade de professores e alunos serem produtores e divulgadores de suas pesquisas e projetos. Lembre-se que a autoria possui um caráter de destaque quando se fala de convergência das mídias.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Lea Fagundes e professora Joaninha no Educaparty
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#Educaparty
Ontem o Campus Party #CPBR5 foi cheio de atividades e a abertura do #Educaparty foi especial com a palestra do Sugata Mitra que deu um show de simplicidade e de conhecimento de educação muito raro. Suas previsões sobre o fim do celular e a entrada inevitável deste na sala de aula mostram uma visão bem futurista. Suas experiências foram bem absorvidas pelos presentes. Especialista em tecnologia educacional, ele acredita que o aparelho vai dar lugar a outra tecnologia em cerca de 5 anos, assim como aconteceu com a vitrola e o walkman: "O celular foi ficando melhor, mais barato e rápido. Se eu tivesse que fazer uma previsão, diria que ele vai desaparecer em 5 anos”, afirmou. Segundo Mitra, as novas tecnologias vão lançar um desafio aos professores. “O que a educação deve fazer quando os jovens tiverem o Google nas suas cabeças? Como você vai saber que um contabilista é mesmo um contabilista ou se ele está apenas usando o Google? O significado da educação, do diploma, terá que mudar em menos de 10 anos”.
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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Dia da Internet Segura no Brasil ("Safer Internet Day")
Dia da Internet Segura no Brasil ("Safer Internet Day"). O Dia da Internet Segura é uma iniciativa anual que mobiliza mais de 70 países para promover o uso seguro e responsável da Internet. Em 2012 o Dia será 07 de Fevereiro com o tema:
"Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos... com segurança"
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
LANÇAMENTO DO LIVRO: TECNOLOGIAS E MÍDIAS INTERATIVAS NA ESCOLA "PROJETO TIME"
CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO: TECNOLOGIAS E MÍDIAS INTERATIVAS NA ESCOLA "PROJETO TIME" DIA 13 DE FEVEREIRO DE 2012, ÀS 1400 HORAS NO AUDITÓRIO II-DGA- UNICAMP. COM A PROFª. DRA. VANI KENSKI, CONVERSANDO SOBRE AS TECNOLOGIAS E A ESCOLA Projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (Time) da Unicamp – uma parceria entre o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied), o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp e a Prefeitura de Hortolândia que foi desenvolvido em 2 escolas municipais de Hortolândia, entre 2007 e 2009. O livro foi constituído por artigos das professoras das escolas EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre e EMEF Parque dos Pinheiros (Professor Claudio Roberto Marques), ambas de Hortolândia e pelos pesquisadores Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) e do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). João Vilhete Viegas d’Abreu coordenou o projeto. Participaram diretamente do projeto 15 professoras e 1.300 alunos de ensino fundamental I (alunos na faixa etária de 6 a 10 anos).
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Presente
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Trabalho realizado na sala de multimídia.
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Quinze coisas que serão obsoletas na Educação até 2020
Quinze coisas que serão obsoletas na Educação até 2020
Link do original http://www.professortic.com/2011/12/15-coisas-que-serao-obsoletas-na-educacao-ate-2020/
Os próximos 10 anos serão de mudanças profundas na Educação, a todos os níveis. Nada que tenha a ver com a crise que vivemos, mas com a revolução digital que se acelera todos os dias.
Há cerca de um ano, a escritora Shelley Blake-Plock publicou um artigo no seu blogue Teacher 2.0, intitulado, “21 Things That Will Become Obsolete in Education by 2020″. Mais adaptado à realidade portuguesa, selecionei e adaptei 15 tópicos que vão no mesmo sentido. Talvez ajude a ultrapassar a depressão portuguesa de 2012 e 2013. Sem cinismo.
(Texto originalmente adaptado para o público de Portugal, mas que bem serve para o Brasil)
1. Mesas
O século 21 não se encaixa nada em mesas alinhadas. A educação vai reforçar os conceitos baseados em redes de fluxos, colaboração e dinamismo que vão reorganizar o espaço das aprendizagens, tornando obsoletas as filas de mesas e cadeiras características das nossas salas de aula fabris.
2. Laboratórios de Línguas
A aprendizagem de um língua estrangeira vai estar (já está, para quem quiser) à distância de um smartphone. Mais espaço disponível nas escolas.
3. Computadores
As salas de computadores, muitas vezes encostados às paredes, serão como que peças de museu. Os portáteis, tablets, smartphones e outros dispositivos vão limpar os velhos ecrãs, as torres e os emaranhados de fios. Mais espaço.
4. Trabalhos de casa
A educação será pensada e trabalhada 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os limites tradicionais entre a escola e a casa tenderão a desaparecer. Como disse alguém, não precisamos de crianças para irem à escola; precisamos delas para aprenderem mais. A aprendizagem será contínua e em movimento. (ver o ponto 3).
5. Instrução massificada
Nos próximos 10 anos o professor que não souber utilizar a tecnologia para personalizar e diferenciar a aprendizagem dos seus alunos será “carta fora do baralho”. A diferenciação será tão natural como respirar. O professor de massas acabou.
6. Medo da Wikipedia
Wikipedia é a maior força democratizante no mundo actual. Se os professores têm receio em deixar os alunos utilizá-la, está na hora de olhá-la de frente sabendo que com este ou outro nome a Wikipedia vai continuar a crescer exponencialmente. Talvez esteja na hora de cada um também dar o seu contributo.
7. Manuais em papel
Os livros são agradáveis, mas, daqui a dez anos, toda ou quase toda a leitura será feita através de meios digitais.
8. Cadernos, lápis, canetas… papel
Provavelmente não vão acabar, mas com toda a certeza vão diminuir e muito na quantidade. As crianças aprenderão a escrever e a desenhar em dispositivos digitais e a grande maioria dos trabalhos, testes e exames poderão ser feitos da mesma maneira. A floresta agradece. Quem não perceber e se adaptar… desaparece.
9. Pastas
Já hoje, em muitas das nossas escolas, que necessidade têm as crianças e os jovens de andarem com bolsas pesadas às costas com custos associados à sua saúde? Com livros e cadernos digitais… as pastas escolares serão cada vez menos pesadas até desaparecerem. As colunas vertebrais agradecem.
10. Departamentos TIC
Um fim à vista. As TIC não serão uma especialidade. As TIC serão a realidade, as ferramentas essenciais de todos os professores e educadores. Todos os agentes da educação e formação terão competências TIC elevadas. Com a afirmação do “Cloud Computing”, a qualidade e aumento da cobertura sem fios e o acesso via satélite, coisas agora “tão importantes” como software, segurança e conectividade serão coisas do passado.
11. Instituições centralizadas
Os edifícios escolares vão transformar-se em centros de aprendizagem e não em locais onde toda a aprendizagem acontece. Os edifícios serão menores, os horários dos professores e alunos irão mudar para permitir que menos pessoas estejam na escola de uma só vez, abrindo caminho a um ensino mais experimental, vivencial, fora do ambiente escolar.
12. Níveis de ensino
A educação vai tornar-se mais individualizada, abandonado significativamente a estrutura dos níveis de ensino tal como os conhecemos hoje. Os alunos serão associados por interesses, seguindo cada um uma aprendizagem especializada. (ver ponto 5)
13. Escolas e professores “atecnológicos”
Escolas e professores que não utilizem as tecnologias estarão condenados ao fracasso. As primeiras a fechar. Os segundos a mudar de profissão.
14. Normas Curriculares
As normas curriculares actuais integram enormes bloqueios à diferenciação da aprendizagem, imagem de marca da educação do futuro. A raiz da mudança curricular será as escolas do ensino básico como fornecedoras de conteúdos fundamentais e as dos níveis superiores com a oferta de aprendizagens especializadas.
15. Reuniões de pais e professores à noite
As ferramentas já hoje disponíveis para comunicação virtual tornarão as reuniões “físicas” uma raridade. De uma forma ou de outra, os pais vão obrigar a escola a utilizar a tecnologia para comunicar. Não vá. Ligue-se.
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quarta-feira, 17 de agosto de 2011
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Na verdade, na verdade… não sei se funciona.
Não sei nem se essa é a palavra certa.
Aliás, não sei nem o que é “funcionar” em educação.
Mas sei que, como já disse antes, detesto sala de aula.
Aquelas com, na minha frente, cadeiras enfileiradas e um monte de alunos me olhando e, atrás, um quadro me esperando…
Quebrei;
Baguncei;
Mudei tudo;
Gostei.
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Governo doa 30 mil bicicletas para alunos de escolas públicas
Governo doa 30 mil bicicletas para alunos de escolas públicas
O governo federal doará 30 mil bicicletas e capacetes a prefeituras de 81 municípios do País. Até o final do ano, o número de bicicletas e capacetes distribuídos para estudantes de escolas públicas deve chegar a 100 mil e atender 300 municípios.
A iniciativa tem como base estudo realizado pelo Ministério da Educação segundo o qual há um número considerável de crianças caminha de 2 a 12 km todos os dias para chegar até a escola ou até o ponto de embarque do transporte escolar. O motivo seria a dificuldade de acesso de veículos às residências
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Sobram 76 mil vagas em curso do MEC para formação de professores
O Ministério da Educação (MEC) estuda prorrogar o prazo para que professores da rede pública possam se inscrever em cursos de formação continuada oferecidos pelo governo federal em parceria com instituições públicas de ensino superior. O prazo termina domingo (29), mas até ontem (26) apenas 11% das 86 mil vagas ofertadas tinham sido solicitadas
http://freire.mec.gov.br/mapapreinscrito/index
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Seja um Professor-Multiplicador de Tecnologia Social
Seja um Professor-Multiplicador de Tecnologia Social
Ajude a disseminar o conceito e identificar iniciativas que já estão acontecendo na sua cidade. E ainda ganhe uma assinatura da Fórum e se um projeto identificado por você for finalista no Prêmio FBB de Tecnologia Social, você irá a Brasília.
http://www.aprenderensinarts.com.br/index.php
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domingo, 27 de março de 2011
banner dia das mulheres
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